Fernão Pó
A Adega de Fernão Pó é uma empresa familiar de Fernando Pó, resultado da junção das famílias Freitas e Palhoça, ligadas à viticultura e produção de vinho há gerações.
Desde a sua fundação por Aníbal Silva Freitas nos anos 50, a adega cresceu ligada à tradição vitivinícola da região. À época Fernando Pó era ponto de romaria de famílias vindas de todo o país, que aí buscavam os melhores vinhos para se abastecer todo o ano.
A planície de Fernando Pó é conhecida pela qualidade das suas uvas. Dividida em pequenas quintas desde a chegada do caminho-de-ferro em 1861, distingue-se pela camada de areias macias, a cobrir o solo de barro. O microclima temperado pelos rios Tejo e Sado protege e facilita a maturação perfeita das uvas. O resultado são vinhos conhecidos pela boa estrutura, corpo, cor e principalmente aromas.
Na Adega Fernão Pó a escolha de castas tem sido por experimentação, em busca de um perfil de vinhos genuíno, complexo e gastronómico. Nos 70 hectares de vinhas da família destacam-se 34 hectares de Castelão, a casta de eleição da região. Mas também a apimentada Cabernet Sauvignon, que aqui amadurece bem, e ainda Syrah, Touriga Nacional, Merlot, Alicante Bouschet e Tannat, Aragonês e Caladoc. Nas castas brancas, a popular branca Fernão Pires, Síria, Verdelho, Viosinho, Arinto e Moscatel.
Secção sem artigos