Adega Castelo Rodrigo
No sopé da Serra da Marofa, entre os vales dos rios Côa e Águeda, que desaguam no Internacional e vizinho Rio Douro, situa-se Figueira de Castelo Rodrigo, vila de tradição vinícola onde se produzem vinhos de elevada qualidade.
Foi por volta do século XII que os monges de Cister habitaram o Convento de Santa Maria de Aguiar e, com o seu saber, iniciaram na região a cultura da vinha e a produção do vinho.
Hoje, a Adega Castelo Rodrigo assume-se como herdeira desse Saber e Arte.
Fundada em 1956, por 154 sócios, conta atualmente com 350.
Anualmente, e em média, recebe aproximadamente 6.500.000 Kg de uvas, obtendo uma produção de cerca de 4.800.000 litros de vinho, dos quais cerca de 55% é branco e os 45% restantes tinto.
A nossa Adega pertence à Região Demarcada da Beira Interior, sub-região de Castelo Rodrigo. Esta sub-região é caracterizada por um clima Continental/Mediterrânico, com solos onde prevalecem os xistos e arenitos.
As castas predominantes são, no caso das uvas brancas, a Síria, a Malvasia Fina, o Arinto e a Fonte Cal; já no caso das uvas tintas o Mourisco, o Marufo, o Rufete, a Touriga Nacional, a Touriga Franca e a Tinta Roriz.
Têm sido criados desde sempre, e ao longo dos anos, vinhos de incontestável qualidade, como confirmam o considerável número de prémios obtidos a nível Nacional e Internacional pela nossa Adega.
Secção sem artigos